| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

SOM DA VIDA - Região Serrana / RJ
Desde: 16/08/2003      Publicadas: 50      Atualização: 18/11/2004

Capa |  ARQUEOLOGIA BÍBLICA  |  ARTIGOS  |  CLASSIFICADOS  |  CURIOSIDADES  |  Desenvolvimento Pessoal  |  EMPREGOS  |  Endereços e Telefones Úteis  |  ESTUDOS  |  EVENTOS  |  IGREJAS  |  IMÓVEIS  |  Mensagens Subliminares  |  NOSSA GENTE  |  PLANETA GOSPEL  |  Projeto Déboras  |  Religião - Mundo  |  SOM DA VIDA  |  TESTEMUNHOS  |  TURISMO NA SERRA  |  UTILIDADE PÚBLICA  |  VISITAÇÃO


 Religião - Mundo

  27/03/2004
  0 comentário(s)


O MORMONISMO - Saiba mais sobre esta religião

Heresia : "O Pai ( DEUS ) tem um corpo de carne e osso tão tangível quanto o do homem. O filho de Deus também é assim." Citam Gênesis 1:26(Ibid; journal of Discourses, Tiago 1:17; Números 23:19; Romanos 1:23,25; Hebreus 13:8) "Deus nosso pai celestial foi talves uma criança e mortal como somos agora, e elevou-se passo a passo na escala de progresso até o ponto em que se encontra agora"(Idem, Ibid.).

O MORMONISMO - Saiba mais sobre esta religião

Embora os mórmons sejam um povo aparentemente simpático e tenham um programa de beneficência social igual aos melhores do mundo, o mormonismo é uma das piores seitas falsas que se tem conhecimento. São verdadeiros lobos em pele de cordeiros. Apresentam-se como membros da igreja de Jesus Cristo e na visitação em casa (seu método predileto) usam termologia cristã, confundindo e lançando dúvidas acerca das doutrinas básicas do cristianismo, bem como da integridade das igrejas evangélicas. (The Latter-day-Saints in the Modem Day World)
Usam a bíblia para "começar"; quando o propósito já está em condições de "entender" então passam para O Livro de Mórmon, que consideram como tendo a mesma autoridade da bíblia e, na prática, merece muito mais honra.
Têm milhares de missionários espalhados em dezenas de países. Esses missionários são na maioria jovens que se apresentam como voluntários para o campo missionário, sustentados por economias feitas anteriormente ou pelos próprios pais. Os missionários são itinerantes e instáveis. Daí não se poder precisar exatamente o número deles. De vez em quando, fazem um trabalho de expansão em um país, descarregando ali centenas deles para esse trabalho.
HISTÓRICO
O profeta dos mórmons, Joseph Smith Júnior, nasceu em 23 de Dezembro de 1805 em Sharon, estado de Vermont. Foi criado na pobreza e superstição Não teve instrução alguma e, em 1820, quando tinha quinze anos, já residente em Palmira, estado de Nova Iorque, havendo nesse tempo um grande movimento evangelístico na região, Smith foi orar em um bosque e (segundo eles) quando perguntava a Deus a qual igreja devia pertencer, apareceram dois anjos resplandecentes que ficaram pairados sobre a terra. Eram Deus e Cristo! Deus apontou para Cristo e disse ao jovem de apenas quinze anos? "José, este é o meu filho, ouve-o". Smith perguntou a qual igreja devia pertencer e Deus disse-lhe que todas as igrejas estavam desviadas; que ele não se unisse a nenhuma. O evangelho de Cristo em breve seria restaurado...
A 22 de setembro de 1827(L'offensive des sectes), diz ter recebido de um anjo um livro escrito em estranhos hieróglifos e composto de placas de ouro, o qual traduziu com grande dificuldade e publicou como The Book of Mórmon, (1830; O Livro de Mórmon). Fundou a 6 de abril de 1830 a Igreja de Jesus Cristo aos Santos dos Últimos Dias. Aquele livro e mais, a look of Commandments (1833; Um Livro de Mandamentos) formam hoje, com outros escritos, a base da doutrina e organização da seita.
Mudou-se para o estado de Ohio e, depois, fixou-se em Commerce, llliois, onde despoticamente a primeira colônia de mórmons. Ao pregar a poligamia (1843), abriu um cisma na seita (Smith teve 27 esposas e 44 filhos) e depois de vários casos com a polícia, o fundador dessa seita e o irmão Hiram foram seqüestrados por uma multidão enfurecida, que os matou a tiros em 27 de junho de 1844, em Carthage lllinois, EUA.
LIVRO DE MÓRMON
Conta Smith que estava orando quando a Deus no seu quarto, quando de repente seus aposentos foram banhados em luz e apareceu-lhe por várias vezes o anjo Moroni, o qual lhe revelou que no monte Cumorah, perto de Palmyra, estavam escondidas as placas de ouro contendo o puro evangelho; a história dos primitivos habitantes do continente americano; Urim e Tumim, que serviriam para traduzir as placas e o peitoral sacerdotal.
Isso aconteceu cerca de dois anos depois da primeira visão de Smith. Após a tradução, Smith devolveu as placas de ouro e os objetos ao anjo que os guarda até o dia de hoje! Pura invencionice.
No princípio do Livro de Mórmon, pode-se ler o depoimento de três e de mais oito testemunhas do importante achado (Livro de Mórmon). Das testemunhas, tem-se apenas o depoimento e nada mais. Algumas delas se desligaram do mormonismo ainda no início do movimento.
Citam Ezequiel 37:16,17, como referência bíblica ao Livro de Mórmon. Dizem que Lehi e seus descendentes (personagens do livro) eram da tribo de José, e seu registro ou vara é verdadeiramente apresentado no Livro de Mórmon, como também vara de Judá é representada pela Bíblia.
Esse registro pode ser encontrado no Livro de Mórmon em Nefi 5:14 e IIINefi 10:17 , onde diz que Lehi emigrou de Jerusalém para a América do Norte através do Pacifico com sua família e vários acompanhantes. Lá teve dois filhos: Nefi e Laman. Deus designou o filho mais novo Nefi para ser o chefe da tribo. Houve briga entre Nefi e Laman. Os nefitas foram destruídos no ano 420 a.C. pelos lamanitas. O profeta e líder dos nefitas chamava-se Mórmon, o qual, antes do estermínio do seu povo, escreveu a revelação divina e fatos históricos em placas de ouro. O filho de Mórmon, chamado Moroni escondeu essas placas no monte Cumorah e, em 1823, já evoluído como o anjo e mandado por Deus, revelou a José Smith o local das placas. Os lamanitas, que eram judeus das dez tribos, deram origem aos índios americanos...
Diz o Livro supra-citado que Jesus Cristo, após a sua ressurreição, ministrou aos nefitas, aqui na América. Citam João 10:16-16 (III Nefi 15:21). O evangelho eterno de Apocalipse 14:6,7 , segundo eles, é O Livro de Mórmon emprestado a Joseph Smith! Pode um verdadeiro cristão crer nessas coisas?
A VERDADE ACERCA DO LIVRO DE MÓRMON
Em 1812, um pastor presbiteriano aposentado, chamado Salomão Spaulding, escreveu em livro contendo uma história fictícia dos primitivos habitantes americanos. Morreu sem publicar tal livro. O manuscrito caiu nas mãos de um ex-pastor batista chamado Sidney Rigdon. Era homem douto e inteligente. Foi o teólogo de Smith. Fundaram então uma religião baseada nesse livro. Parley Pratt os auxilia na composição do Livro de Mórmon (O Caos das Seitas).
Existe outro manuscrito também de autoria de Salomão Spaulding que os mórmons citam para desfazer a origem do livro. Trata-se de A História do Manuscrito. O manuscrito usado como base para O Livro de Mórmon é o chamado O Manuscrito Encontrado.
Se Salomão Spaulding soubesse que uma simples brincadeira literária de sua autoria daria nessa coisa que aí está, por certo teria queimado seus manuscritos.
O Livro de Mórmon, além de conter vários trechos do Antigo Testamento adulterados, é uma fraca imitação da Bíblia. Contém também vários trechos dos livros litúrgicos das Igrejas Anglicana e Metodista. Como explicar isso se essas igrejas foram organizadas em 1539 e 1739, respectivamente? Contém ainda expressões e idéias modernas que não podem ser conhecidas pelo seu suposto autor em 420 a.C.
Solapa a Bíblia declarando-a insuficiente e faz acréscimos e alterações aos trechos bíblicos. Traz ainda extensas citações da Bíblia na tradução inglesa do ano de 1611 (Ibid).
IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS
Foi organizada em 1830, em Fayette, Estado de Nova Iorque, depois que Joseph Smith Júnior conseguiu convencer algumas pessoas sobre a fantástica história das visões. Em 1831 uma revelação ordenou aos santos que fossem habitar em Missouri, a "Terra de Sião", Kirtland, Estado de Ohio.
De Missouri, após algumas desavenças de ordem pública e financeira, foram expulsos por ordem do governador Boggs em 1839. Encontrando acolhimento em lllinois, erigiram a cidade de Nauvoo. Aí, o profeta anunciou-se, entre outras coisas, candidato à presidência dos EUA.
Após a morte de Smith, Brighan Young, chegou da Inglaterra, onde estivera granjeando prosélitos, e, pela força de sua personalidade, tornou-se o líder reconhecido da maioria dos mórmons.Um pequeno grupo não aceitou a liderança de Young e tomou o título de A Igreja Reorganizada dos Santos dos Últimos Dias. Escolheram para sua liderança um filho de Joseph Smith.
Um grupo ficou sendo chamado brighamitas e outro josephitas. Entre outras diferenças, os josephitas rejeitaram a poligamia e aceitaram a tradução inspirada da Bíblia feita por Smith, contrários brighamitas. Aos poucos os mórmons começaram a se dividir, e existem hoje pelo menos seis grupos de mórmons assim constituídos:
1. Igreja dos Santos dos Últimos Dias - e o maior grupo e embora não gostem de falar a poligamia, seu autou contemporâneo John J. Stewart afirma: "A Igreja nunca renunciou, nem jamais renunciará essa doutrina. A revelação sobre o matrimônio pluralista ainda faz parte integrante das escrituras dos SUD e sempre o fará" (Brighan Young and his Wives)
2. Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - rejeita a poligamia e aceita a tradução inspirada de Smith.
3.Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Strangistas - tem esse nome porque seguiu a liderança de J. Strang, que se recusou a seguir Brighan Young.
4.Igreja de Cristo do Lote do Templo - tem esse nome porque se acha situada no terreno que Smith indicou como local em que seria reconstituído o templo de Sião. Não adota a poligamia.
5.Igreja de Jesus Cristo Bickertonista - é o menor de todos os grupos. Não aceita poligamia.Foi fundada por W. Bickerton em 1862.
6.Igreja de Jesus Cristo Cutlerista - tembém é muito pequena. Não aceita a poligamia. Foi fundada por A. Cutler em 1853.
A LITERATURA DOS MÓRMONS
A Bíblia - "Cremos que a Bíblia é a palavra de Deus até onde for corretamente traduzida." Eles não são fiéis a essa declaração.
A "Versão Inspirada da Bíblia" - feita por Smith e impressa em 1866 pelo grupo dissidente chamado Igreja Reorganizada. Dependendo da sua conveniência, usam o texto canônico ou essa versão.
Livro de Mórmon - publicado em 1830 como de autoria de Smith. Nas edições sucessivas Smith aparece apenas como tradutor. O livro conta a vinda de Cristo ressurreto à América, onde Ele teria pregado aos habitantes, resultando isso na formação de uma Igreja Cristã na América no século I. Essa Igreja teria desaparecido no decorrer de século IV.
No decorrer do progresso de escreverem o livro, aparece outro personagem: Oliver Cowdry, que fora o escriba de Smith e quem lhe dera a idéia de fundarem uma Igreja. Cada qual batizou e ordenou o outro, sob as supostas ordens de João Batista.
Cowdry é também uma das três testemunhas que assinam a declaração de que tinham visto as placas. Cowdry foi expulso da igreja logo após e negou suas declarações (Oliver Cowdry Defense.Logo depois da espulsão de Cowdry, Sidney Rigdon tornou -se teólogo de Smith, com o qual já estava em contato e que é um dos fundadores da igreja)
Pactos e Mandamentos, Doutrinas e Conventos,Doutrinas e Pactos - o livro fundamental dos mórmons. Contém 163 revelaçoes dadas por Deus a Smith, 1830 e 1843, como sendo a Palavra do senhor. É também chamado pela igreja reorganizada de Livro dos Mandamentos. Nesse livro Deus foi apresentado como tendo corpo de carne e osso(Doctrines and Covenants)
Pérola de Grande Valor - é composto do livro de Moisés e Livro de Abraão. No segundo livro já se nota um nítido politeísmo: Deus é apresentado como um entre vários deuses. Possui ainda algumas revelações que se diz terem dadas por Deus a Smith e os 13 artigos de fé do mormonismo. Diz o fundador do mormonismo que Abraão e Moisés escreveram os livros que têm seus nomes!
Discurso do Ancião King Follet - discurso proferido por Smith no funeral do ancião King Follet. Fala sobre a divinação do homem e a humanização de Deus. Desse discurso surgiu o seguinte aforisma de Lorenzo Snow: "O que o homem é agora, Deus já o foi. O que Deus é agora, nós seremos depois."
O Diário Deseret News - é o jornal oficial dos mórmons, editado na cidade de Salt Lake.
ALGUNS ENSINOS DO MORMONISMO
Usamos a expressão "alguns" porque pela sua literatura podemos sentir que é vasto o campo de ensino dos mórmons. Abordaremos apenas os assuntos mais ligados diretamente à fé cristã. Verificaremos que os mórmons nem precisam da Bíblia, pois suas doutrinas não são retiradas dela, e sim das revelações de Joseph Smith.
Deus - "O Pai tem um corpo de carne e osso tão tangível quanto o do homem. O filho de Deus também é assim." Citam Gênesis 1:26(Ibid; journal of Discourses, Tiago 1:17; Números 23:19; Romanos 1:23,25; Hebreus 13:8)
"Deus nosso pai celestial foi talves uma criança e mortal como somos agora, e elevou-se passo a passo na escala de progresso até o ponto em que se encontra agora"(Idem, Ibid.).
Trindade - afirmam que existem três deuses e não uma trindade, no primeiro artigo de declaração de fé mórmon (Genesis1:1; Isaías 6:8; Mateus 3:16,17; João 15:26). Nos escritos de seus autores, existem muitas contradições, principalmente comparando com o próprio Livro de Mórmon, em Alma 3:3-16.
A Criação - "Tudo que existe, seja visível ou invisível, é eterno e sempre existiu. Deus não criou nada, apenas reuniu e coordenou aquilo que era matéria" ( Perguntaríamos: Quem Criou aquilo que Deus reuniu? Leia Romanos 4:17; Colossenses 1:16,17; Hebreus 11:3; Salmo 148:1-5; Efésios 3:9; Apocalipse 10:6 e outras referências).
O Homem - o mormonismo eleva o homem ao nível de Deus e rebaixa Deus ao nível do homem (Milenial Star, vol. 23)
"O homem estava no principio com Deus"(Progress of Man)
Exalta a queda do homem. Diz ter sido além de uma oportunidade para "abrirem os olhos", um direito a terem descendência...(Livro de Moisés). Afirmam ainda que a morte temporal do homem não poderia ter deixado de acontecer, pois nesse caso destruiria o grande plano de felicidade.(Alma 42:8) (Gênesis 3:5; Isaías 14:14; Gênesis 1:26; Matheus 19:4; Jó 38:4; Romanos 5:12-19)
O Pecado - "Pecado é uma realidade que contribui para impedir ou retardar o desenvolvimento da alma humana (Talmage). Aqui, os mórmons têm muito a ver com o espiritismo, aliás, para os bons observadores, já deve ter ficado na mente a grande semelhança entre doutrina dos mórmons e a dos espíritas ( Romanos 5:12; 6:23; Ezequiel 18:20; Thiago 1:15).
Salvação - a salvação vem pelas obras, principalmente pela obediência aos preceitos a às cerimônias da igreja mórmon. (Alma 40:21)
O homem, após a morte, terá ainda uma segunda oportunidade mediante o batismo pelos mortos. Os mórmons vivos passam pelo batismo e outras cerimônias com a finalidade de beneficiar os mortos que estão no mundo dos espíritos,; sendo que estes têm o direito de aceitar ou rejeitar a obra para eles (Atos 4:12; Efésios 1:7,1; I Pedro 1:18,19; Hebreus 9:27; Romanos 5:9).
Jesus - "Quando a virgem Margem concebeu o menino Jesus, Ele não foi gerado pelo Espirito Santo. E quem é seu pai? É o primeiro da raça humana: Adão! (Journal of Discourses, vol. 2)".
Afirmam que, após a ressurreição, Jesus veio à América do Norte, pregou a seus habitantes, escolheu doze apóstolos e deixou uma igreja organizada que perdurou por quase duzentos anos. Afirmam ainda que Jesus é o irmão mais velho da humanidade. Foi gerado como nós. Toma como base colossenses 1:15 e Apocalipse 1:5. É claro que a palavra "primogênito"nessas passagens não significa apenas o primeiro gerado, mas também:
_Preeminente em tudo - Salmo 89:27; Êxodo 4:22; I Coríntios 15:23. _Herdeiro de Tudo - Hebreus 1:2.
_O que tem direito sobre tudo - Apocalipse 5:9. Três Locais de glória:
a) Reino Telestial - para onde vão os ímpios do mundo.
b) Reino Terrestial - para onde vão as pessoas que não foram mórmons.
c) Reino Celestial - reservado somente para os mórmons, onde os mórmons que se casaram no templo e se tornaram dignos chegaram à exaltação ou deidade.
d) O Inferno ou a segunda morte é reservado para o diabo e seus anjos, e para os mórmons apóstatas.
Os mórmons usam I Coríntios 15:40,41 para ensinar que existem três céus(cf.II Coríntios 12:2). Ora, qualquer pessoa familiarizada com o pensamento judaico (Paulo era Judeu) sabe que eles tanto quanto os cristãos crêem na existência de três céus, mas não da forma como são definidos pela doutrina mórmon. O primeiro céu é o atmosférico( das nuvens, pássaros, aviões, etc.); o segundo é o das estrelas e planetas, e o terceiro é o lugar da habitação de Deus. A bíblia jamais ensina haver três céus que sirvam de habitação eterna para o homem.
Batismo pelos mortos e por procuração - tomam I Coríntios 15:29 como base bíblica. Nessa passagem, embora existam dezenas de explicações razoáveis para o ato, Paulo não ratifica tal prática; pelo contrário, usa o exemplo de uma prática sem fundamento bíblico praticada pelos seus oponentes em Corinto para mostrar a sua incoerência. O verdadeiro sentido da morte é explicado por Paulo logo a seguir no versículo 31.
A incoerência dos oponentes de Paulo está no fato de negarem a ressurreição e, no entanto, aceitarem o batismo pelos mortos. Tal batismo era praticado pelas seitas heréticas dos marcionitas e montanistas. Em 393 a.C. o concílio de Hipona proscreveu tal prática.
No Livro Doutrinas e Pactos, esse ensinamento é claro. Whalen informa que em 1857 o presidente Woodruff informou que ele tinha sido batizado por procuração mais de cem vezes a favor de homens eminentes como João Wesley, Colombo, etc.; e que só no decorrer do ano de 1962 a Igreja registrou 2.566.476 batismos pelos mortos (O Caos das Seitas)
Casamento - os que forem realizados segundo os preceitos da Igreja Mórmon perdurarão pela eternidade, desde que haja afinidade espiritual entre os cônjuges. A doutrina de Smith acerca do matrimônio contém dois elementos básicos: a pluralidade de esposas e o matrimônio espiritual (Mateus 22:29,30)
Poligamia - "Se um homem casar com uma jovem e, por consentimento desta, casar com outra, a ambas forem dele somente, não há adultério." "Se vier assim a casar com outras dez, não comete adultério, pois todas lhe pertencem; é justificado seu ato." "Jesus Cristo foi polígamo: Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas pluralistas, e Maria Madalena era outra. A festa de Cana era de um de seus próprios casamentos" (Wife nº19, cap. XXXV; The True Origin of Mórmon Polygamy - Confira com Marcos 10:7,8; I Coríntios 7:2;1; I Timóteo 3:12; Tito 1:6; Romanos 7:2,3) Igreja - todas as igrejas estão desviadas; eles são os únicos certos. O genuíno Evangelho foi restaurado por Joseph Smith mediante revelação direta de Deus (II Nefi 28,29)
A Vinda de Jesus - crêem na segunda vinda de Cristo, porém pervertendo o sentido bíblico. A cidade de Sião será construída na América do Norte, e também o templo do Milênio (Zacarias 14:4; 8:3,22; Isaías 2:3; Atos 1:11,12)
Revelação Divina Incompleta - "Cremos em tudo o que Deus revelou e que Ele ainda revelará muitas coisas grandes e importantes ao reino de Deus" (Confira Hebreus 1:1,2. A expressão "por último" não dá lugar para as revelações se Smith nem das Sras Eddy ou White. Veja Marcos 12:6,7; Gálatas 1:8,9).
Os Anjos - crêem que as almas evoluem após a morte. Elas chegam a ser anjos e prosseguem na escala ascendente. Citam Hebreus 12:23 (Hebreus 1:4; I Coríntios 4:9; Mateus 13:41; 24:31; Salmo 91:11,12; Vide ainda II João 11 e 12) Os anjos não são oriundos de homens aperfeiçoados. São superiores aos homens e foram criados antes deles. Um ponto alto de seu ministério é assistir à Igreja: Hebreus 1:14; Salmo 91:11,12. Dominam forças e elementos da natureza: Apocalipse 7:1; 14:18; 16:4, etc.


  Mais notícias da seção OLHO VIVO no caderno Religião - Mundo
01/04/2004 - OLHO VIVO - O islamismo é uma religião violenta?
Da Nigéria ao Sudão, do Paquistão, à Indonésia e às Filipinas, alguns dos piores e mais odiosos atos de violência no mundo atual são cometidos por muçulmanos e em nome do islã. E então aconteceu o "11 de setembro" – o terrorismo islâmico indo muito além de suas fronteiras, para golpear o coração dos satânicos "cruzados" (EUA)....



Capa |  ARQUEOLOGIA BÍBLICA  |  ARTIGOS  |  CLASSIFICADOS  |  CURIOSIDADES  |  Desenvolvimento Pessoal  |  EMPREGOS  |  Endereços e Telefones Úteis  |  ESTUDOS  |  EVENTOS  |  IGREJAS  |  IMÓVEIS  |  Mensagens Subliminares  |  NOSSA GENTE  |  PLANETA GOSPEL  |  Projeto Déboras  |  Religião - Mundo  |  SOM DA VIDA  |  TESTEMUNHOS  |  TURISMO NA SERRA  |  UTILIDADE PÚBLICA  |  VISITAÇÃO
Busca em

  
50 Notícias